10 maneiras efetivas de ensinar matemática em casa

LINK: http://www.reab.me/10-maneiras-efetivas-de-ensinar-matematica-em-casa/

Publipost – 26 de maio de 2017

Quem já não questionou o aprendizado da matemática? Quase todos nós já nos perguntamos sobre os motivos do estudo dessa matéria e, por mais que achemos que não, a matemática tem um papel fundamental em nossas vidas, pois é através de seus cálculos e equações que tudo o que conhecemos consegue manter-se em equilíbrio e harmonia. Muitos pais já sabem que aprender matemática é importante para a vida dos filhos e, para que seja possível de fato aprender a disciplina, é necessário investir tempo nela. O problema é que se trata de algo que exige esforço e lógica e se tem uma dificuldade que todas as crianças têm é de sentar-se e ficar concentrado em questões que não lhes interessam.

A Preply, plataforma de professores presenciais e online, enviou 10 dicas para tornar o ensino da matemática mais interessante e que faça parte do mundo da criança. Seguindo essas dicas os pais podem ajudar seu filho a aprender matemática de forma divertida:

  1. Batalha Naval: é um jogo tradicional e muito conhecido no mundo inteiro que dispõe de uma área dividida em quadrantes ou regiões demarcadas, onde o jogador exercita noções de tamanho, espaço e geometria, utilizando contagens, direções, lógica, vetores, conjuntos, coordenadas e estratégias.
  2. Blocos de construção: independente de serem blocos de madeira, lego ou papelão, a criança pode começar a construir e organizar estruturas usando a lógica, o que exige a matemática básica. Quem constrói blocos desenvolve o método de tentativa e erro, além de explorar a engenharia e geometria.
  3. Jogos de tabuleiro: esses brinquedos são muito ignorados, mas trazem vários benefícios. Jogos básicos usando o computador, labirintos ou jogos mais complicados como xadrez, damas, jogo da velha e banco imobiliário ajudam a criança no gerenciamento de dinheiro, além de explorar valores, contagens e geometria.
  4. Mesada: uma das melhores coisas para ensinar a seu filho é o poder da organização das finanças em sua vida. Isso pode ser ensinado desde cedo através do desenvolvimento de habilidades que vão ajudá-lo a gastar e investir seu dinheiro como preferir, com cálculos e estatísticas que vão beneficiá-lo na hora do investimento.
  5. Supermercado: o supermercado traz algumas possibilidades de aprendizado da matéria. Na seção de frutas e verduras, por exemplo, seus filhos podem aprender mais sobre medidas, pesos e comparações diversas, explorando os custos, os gastos, a diferença de preços e e o que tiver sido economizado entre as compras.
  6. Prática de esportes: se uma criança começa a praticar algum esporte como o futebol ou o basquete, ela com certeza vai precisar da matemática para poder conquistar o melhor desempenho. Isso porque ela terá que se perguntar sobre os melhores caminhos e as possíveis barreiras que podem impedi-la de concluir as atividades.
  7. Quebra-cabeças: esse é um dos jogos mais divertidos e que, ao mesmo tempo, exige neurônios. Trata-se de um jogo que utiliza figuras recortadas como ferramenta para o desenvolvimento da matemática. Os quebra-cabeças ensinam a raciocinar melhor e avaliar o espaço, exigindo meios de elaboração, sequência e ordenação.
  8. Mapas: o uso de mapas é ótimo para ajudar as crianças com as noções matemáticas. Ao fazer uma viagem de carro ou avião, por exemplo, você pode questioná-la sobre a distância, as cidades cruzadas ou sobrevoadas, o caminho a seguir no mapa, além do consumo de combustível e velocidade média.
  9. Receitas de cozinha: uma cozinha oferece várias possibilidades de uso da matemática. No dia a dia, as crianças podem medir a quantidade de ingredientes em suas receitas e modificar a receita de acordo com a multiplicação ou divisão para encontrar a porção adequada para X quantidade de pessoas.
  10. Estatística: a estatística é extremamente importante em nossas vidas e a criança pode praticar isso de vários modos. Um deles, é através do esporte e dos jogos. Ela pode, por exemplo, anotar os resultados e placar das equipes, calculando o número de faltas e constatando as goleadas ou pontuação final.

Quem quiser conhecer mais sobre a Preply, pode acessar o site deles e se cadastrar. A plataforma oferece professores altamente capacitados, do Brasil e do mundo, que lecionam diversas matérias.

Para conhecer os professores de matemática você pode clicar no link a seguir: http://preply.com/pt/skype/professores–matematica

LINK: http://www.reab.me/10-maneiras-efetivas-de-ensinar-matematica-em-casa/

Anúncios

About Fabio Melo

Graduado em Ciências da Computação na Faculdade dos Guararapes e Formação Técnica em Administração (FAB) e em Suporte em Hardware na S O S Computadores. Fone: 81-99243777 Email: fabiobatistamelo@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: